segunda-feira, julho 11, 2011

Bandoneon Gaúcho - Solo: Don Chaloy Jara

Amigos,
Antes de informá-los do que encontrei em minhas pesquisas sobre a presença e surgimento do Bandoneón na musicalidade gaúcha, comunico que este texto é fruto de uma pesquisa informal e que não tenho nenhuma pretensão acadêmica ao expor o fruto deste material. É apenas uma troca de idéias e informações. Jean Pierre, fique à vontade também para contribuir com minhas opiniões. Abraço....

No site do músico Mano Monteiro, Brasileiro, Bandoneonista, que inclusive, toca uma barbaridade o Bandoneon, encontrei o seguinte relato que transcrevo na íntegra:
Entrada do bandoneon na Argentina por um brasileiro- "Muitas são as perguntas de quando e quem introduziu o bandoneon na Argentina. Entre alguns citados no livro ‘El tango, el bandoneon y sus interpretes’ de Oscar Zucchi, volume I esta um brasileiro. "Este instrumento fue dado a conocer em nuestro país allá por el año 1970 por ‘Bartolo’ el “brasileño” que trajo uno de 32 voces; fue uno de los primeros bandoneonistas’".

Estudando um pouco sobre a origem \ surgimento do bandoneon na música gaúcha, notei que há poucos estudos aprofundados sobre o tema. Porém, não é difícil uma dedução sobre como este magnífico instrumento veio a aquerenciar-se nas mãos dos homens campeiros pois, como vimos no texto apresentado anteriormente, foram os alemães que criaram este instrumento e a região Sul do Brasil, assim como a Argentina, recebeu milhões de imigrantes alemães a partir do século XX.

A música tradicionalista gaúcha parece ter origem na escola literária do parnasianismo, por sua semelhança quando canta-se coisas da natureza e do ambiente como: a terra, o chão, os costumes, o cavalo e pela musicalidade, sempre buscando a rima num arranjo acertado com as melodias, criando entre a letra, música e interpretação, uma dinâmica que rebusca origens e paixões.

O estilo musical gauchesco também demonstra fortes influências da música flamenca espanhola e da música portuguesa. Os campos harmônicos bem arranjados, denotam ritmos bem elaborados e melodias com dois ou mais violões. Com uma formação harmônica e melódica complexa, a música tradicionalista torna-se difícil de ser interpretada em alguns casos, por outros músicos que não possuem ligação direta com nossa cultura.

Com a chegada do imigrante Italiano e Alemão, os gaúchos de três Bandeiras, recebem novas influências e influenciam também os descendentes destas culturas, formando uma nova mescla e definindo um novo marco cultural nesta região. Me arrisco a dizer que: Nós gaúchos recebemos das mãos do Português e do Espanhol, a viola e o violão. Das mãos do Africano, ritmos como o Candombe (ritmo surgido no Uruguai) que juntamente nos influenciou com os mais variados instrumentos de percussão. Das mão do Italiano, a Gaita. Das mãos do Alemão, o Bandoneón.
Daí por diante, demos a nossa forma para a integração de todos estes maravilhosos instrumentos.
E dê-lhe bandoneon com Don Chaloy Jara.

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