terça-feira, dezembro 21, 2010

A forma como agente se expressa

Buenas parcerias,
Hoje conversei com um senhor que é natural de Bagé.
Cidadão de muita sapiência, iniciamos uma prosa que me agradou e serve de inspiração para estas linhas que escrevo e compartilho com vocês.
Falávamos sobre as expressões que às vezes utilizamos sem nos dar conta de seus significados, por exemplo, quando um vivente está malito..malito, à beira da morte e alguém usa a expressão: " o fulano está nas asas da tia Caetana". haha. Tu já presenciou alguém usando esta expressão? Ela é conhecida por este interior do Rio Grande.
Outra forma como agente se expressa e que foi questionada é a seguinte: Quando o boi ainda está vivo e com as "Aspas" sobre a cabeça, o correto é dizer que ele têm chifres. Guampa é só quando o gaúcho já retirou o chifre do animal e preparou este chifre para utilizá-lo como recipiente pra tomar um trago ou até mesmo tomá água numa sanga.
E que tal a expressão que utilizamos para referir-se ao cusco (cachorro): Quando ele estiver na volta das casas fazendo alarido por algum motivo, ele está latindo.
O acôo do cachorro surgiu de uma adaptação que nossa linguagem popular fez de outra tarefa dos cães que é a de acuar, ou seja, o animal foi acuado por cães. Significa que foi cercado ou entocado pelos cães. Algo muito comum para cães de fazenda que trabalham com gado e ovelhas ou até mesmo na caça.
Então o cão acua quando cerca outro animal, caso contrário ele apenas está latindo. hehe
E quem já ouviu falar da expressão: " Do tempo do Êpa "? Do tempo do Êpa é uma forma resumida de dizer que algo é do Tempo do Epaminondas. Falamos assim ao nos referirmos a algo muito antigo e que já está em desuso. Epaminondas é um nome antigo e que nos dias de hoje é ultrapassado.


Quem tiver outras expressões para compartilhar é só enviar. Abraço.

Nenhum comentário: