terça-feira, dezembro 14, 2010

Érico Veríssimo

Amigos,
Neste texto para o blog, faço uma justa menção ao Senhor Érico Lopes Veríssimo (Cruz alta, 17 de novembro de 1905 - Porto Alegre, 28 de novembro de 1975),  cuja vida e obra foram dedicadas à defesa da liberdade e à Paz.
Érico Veríssimo foi farmacêutico, bancário, desenhista, escritor.
Seu sucesso com a autoria de Olhai os lírios do campo, permitiu uma dedicação maior para o seu talento como escritor, já que com os direitos autorais desta obra ele podia se sustentar.
Seus livros foram traduzidos para diversas línguas e alguns, como por exemplo, O tempo e o Vento, foram filmados e veiculados no cinema ou televisão.
Antonio Hohlfeldt relata no livro coleção Esses Gaúchos, da Tchê Comunicação (1984) que numa passagem pelo México, anunciou-se que Érico Veríssimo ia escrever um livro sobre aquele país. Um cronista mexicano recebeu a notícia e publicou em seu jornal uma nota cheia de indignação, a qual dizia, em outras palavras que: Se os próprios mexicanos, que lá viveram toda a sua vida ainda não se conheciam bem, ainda não haviam dito uma palavra definitiva sobre seu povo, que direito teria Érico de escrever um livro sobre o México?
Então Érico respondeu: "Só dando forma literária a suas impressões duma terra e dum povo, só pondo em ordem suas lembranças é que pode um escritor começar a compreender esse país e esse povo".
Um abraço e aí fica uma ótima recomendação de leitura para vocês que certamente se interessam pelo ser gaúcho e, especialmente, ser  Riograndense.

Nenhum comentário: