segunda-feira, julho 19, 2010

Ainda sobre Ponchos e Palas

Buenas amigos,
Ainda sobre o assunto dos tipos de ponchos e palas, depois de publicar o texto anterior, permanecí intrigado com o tipo de um dos palas que eu tenho. E sem saber se eu devia chamá-lo de poncho, de pala ou sei lá de quê, continuei pesquisando.
E foi aí que eu encontrei um pala que talvez até possa não ser tradicional dos meados de 1800, porém certamente é tradicional posteriormente a esta data e é bem gaúcho.
Trata-se do pala de feltro. Eu tenho um pala artesanal Ives Renner, e ele é de feltro de pura lã ovina.
O feltro é térmico e pode ou não, ser impermeável.
Ainda pra incrementar o assunto, descobri o site da empresa Feltros Minuano, que faz o pala Renner.
Segue o endereço para os amigos que se interessarem em ver fotos e mais detalhes. http://www.feltrosminuano.com.br/ .

Recomendo, também, que acessem o site da Feltros Renner (http://www.feltrosrenner.com.br/) , para que vejam aonde foi parar o trabalho que começou com as capas para proteger cavalo e cavaleiro...

Feltro é o termo usado para designar o material obtido da união de fibras para a qual não concorre a utilização de adesivos, tais como colas, gomas, resinas e outros materiais semelhantes.
O processo consiste basicamente em, através de movimentos intermitentes de apertar e afrouxar fibras, realizar o entrelaçamento das mesmas até conseguir a compactação (dureza) desejada.

Acho que com este complemento, podemos dar o assunto sobre ponchos e palas por encerrado.
Abraço.

Nenhum comentário: